2 de out. de 2013

A casa, o estilo e o mundo de Cida Nogueira


No começo da história de Alice no País das Maravilhas, Alice conversa com seu gato, Mimi, sobre um mundo de sonhos: ´´está vendo Mimi, no meu mundo você não diria miau, você diria: ´´sim, dona Alice´´, porque se esse mundo fosse só meu, tudo seria diferente...´´

E no mundo, e na casa de Cida Nogueira, tudo é diferente. É o Mundo de Cidoca!
No mundo de Cidoca a porta não fecha. Ela fica sentada no sofá da sala e conversa com quem passa na rua. Os vizinhos dão bom dia e as crianças gritam ´´Oi Cida!´´ a caminho da escola (eu vi!).
No mundo de Cida, não existe televisão na sala, muito menos painéis com a dita cuja fixa neles (ufa!). Nada disso. No mundo de Cida, a sala é para conversar, trocar ideias, ouvir música. No lugar de paredes, uma árvore linda e frondosa aparece na janela. Os cachorros, Pilar e Dali, circulam livremente.









No mundo de Cida não existe despensa, ou louçaria. Ela tem peças incríveis em prata e cristal, é verdade, mas tudo é usado em seu dia-a-dia. Eu tomei um maravilhoso suco de mexerica numa taça de cristal da década de 50!!!!












O mundo de Cida começou, quando essa belezura nasceu, filha de mãe índia e pai negro, em Montes Claros. Filha única, criada com muito amor e sem frescura, aprendeu desde cedo que a diferença é linda! Quando todas as meninas tinha cabelos lisos, o dela era cacheado. Quando todas usavam calça jeans, ela usava vestidos longos. E tome maquiagem, batom, pulseira, enfeite. Cidoca é um livro de estilo!
Quando precisaram de uma moça para fazer o papel de Bonequinha Preta no teatro, ela foi a escolhida. Nunca se viu uma Bonequinha Preta tão maravilhosa!

E lá se foi Cidoca, e seu mundo, para São Paulo. De lá para Salvador, e de volta a terra natal, onde descobriu que seu prazer, a maquiagem e os cabelos, eram o seu futuro. Ao lado da amiga Flávia Gomide, fez cursos, estudou, pesquisou. Se atualizou em Paris e finalmente  fincou raízes em Belo Horizonte, onde fez seu nome e hoje é disparado uma das mais badaladas maquiadoras do pedaço.













Sua casa-atelier é um mundo à parte. É o seu mundo. O fabuloso Mundo de Cida!
Logo na entrada, dá pra ver que não pode ser um lugar qualquer. Cida mora na única rua plana de um bairro que só tem ladeira!!! Inacreditável!


Na  varanda fica um bar onde ela recebe seus convidados. E quem passa na rua, dá adeus e pergunta qual o menu do dia.












A sala-atelier é indescritível. Os olhos não sabem para onde se viram. Tem bancada de espelho antiga, flores frescas nas jarras, livros, revistas, quadros, pincéis, batons, um infinidade de acessórios para os cabelos, coleção de espelhos, caixinhas, santinhos. Qualquer menina que se preze ia preferir o lugar à Disney! Ela preservou as características da casa, o piso de taco (lindo!), as sancas no teto, as boiseries, ferragens e pintura. Uma volta no tempo.


















A sala de jantar tem mesa redonda, cadeiras de palhinha, buffet Deco, bandeja de prata e uma bela cortina de veludo rubi! Telas coloridas enfeitam as paredes e um carrinho de chá recebe louças antigas.























O quarto de Cida é aconchegante e o closet é uma coisa! Tudo é colorido! Bijoux, bijoux e mais bijoux! Chapéus, vestidos, bolsas e o que mais a imaginação mandar!













Chegamos à cozinha onde ela gosta de passar o tempo livre, já que a-do-ra cozinhar e o faz muito bem.

 A cozinha de Cida faz parte de seu mundo maravilhoso.  Nada é o que parece ser! Uma máquina de costura serve de mesinha, uma jarra de prata linda recebe cebolinhas frescas, o limão siciliano enfeita o fogão. Os temperos estão por toda a parte e quadros enchem a parede. No armário, não tem receita presa, e sim fotos dos amigos.  A bolsa de fazer feira, serve de fruteira e no alto das prateleiras nada de potes de mantimentos! Cidoca tem uma coleção de casinhas coloridas!!!!!! Ninguém, mas ninguém mesmo, tem uma cozinha igual a dela!!!

Caseira, ela adora cozinhar para os amigos e quando tem que sair, escolhe a Bonomi para o tradicional café da manhã.





















No mundo de Alice no País das Maravilhas, a Rainha de Copas é o símbolo do que nós não conseguimos ser. Do mundo que não conseguimos ter. E a rainha é feia pra burro!


No mundo de Cida é tudo diferente.  Pra começar Cida é linda, estilosa até o último fio do cabelo cacheado e chiquérrima (vocês precisam ver Cida de turbante dourado!!!!).










Ela é  alegre, descontraída, transparente. Culta e viajadíssima (conhece boa parte do mundo), ela solta frases em francês e ingles com o mesmo jeitinho que conta da infância em Montes Claros.
Fala com doçura dos momentos difíceis e com esperança do futuro. É amiga dos amigos, boa filha para os pais e irmã carinhosa do irmão adotivo.
Ela percorreu um longo caminho e sabe que tem a vida que escolheu ter. É a dona da rua, da bola e do bairro.
Vive num oásis de sossego, numa casa convidativa, com bons amigos ao seu redor.





















Em sua sala ela tem um quadro vermelho, de uma rainha com um cetro e uma coroa. É ela! Bom, pelo menos só pode ser!
Cidoca, aos 46 anos, linda e poderosa, fez do seu mundo o seu reino. E do seu jeito. E  lá ela é uma verdadeira rainha.








Fotografias: Blog Kika Gontijo, com excessão da de Cida e Ronaldo Fraga que é de autoria de Flávia Canavarro. 

8 comentários:

  1. MEU DEUS DO CÉU!!!! Que post incrível!!! Cida é assim mesmo uma pessoa ímpar, unânime um verdadeiro presente, faz bem para os olhos, para a alma e para o coração. Kikota vc BRILHOU em tudo na descrição do Mundo da Cidoca. Amiga vc é o MÁÁÁXIMOOOOOO love you!!!
    Bjs Mari

    ResponderExcluir
  2. Amei a casa e achei a Cida muito linda mesmo. Só conhecia de nome e adorei conhecer agora a sua casa. Parbéns kika!

    ResponderExcluir
  3. Cida, que casa incrível!!! Admiro muito quem consegue imprimir personalidade à própria casa e a sua parece ser tãaaaao você! Kika, que escolha acertada! Amei o post! Fabiana D.

    ResponderExcluir
  4. Cida, não te conheço, mas já te amo! kkk... Tudo lindo e delicioso. Vem decorar minha casa!!!!
    Parabéns!
    Beijo grande, Juliana Gunther

    ResponderExcluir
  5. Cida, parabéns, sua casa igual sua vida igual voce, linda, linda, alegre transparente, viva, colorida.

    ResponderExcluir
  6. Kika, adorei o post como adoro a Cidoca!!! O mundo da Cida é assim mesmo: divertido,
    centrado em coisas boas. E, mesmo que haja alguma dificuldade, ela é superada com
    sabedoria. Um doce de pessoa.
    Beijos às duas.
    Flavinha

    ResponderExcluir
  7. Olá Kika,
    Até parece que te conheço pessoalmente, para me dirigir assim a você, mas acesso seu blog quase que diariamente, então tenho a sensação que te conheço mesmo..rsrsrs
    Aproveitei este post para pedir uma opinião, tenho um móvel/armário, do qual estou cansada e resolvi, eu mesma, pintá-lo, os demais tons do ambiente são em madeira(nozes) e cor marrom predominante, estou começando a jogar um pouco de cor em almofadas e adornos. Então a questão é: qual cor mais indeicada pro móvel: laranja imperial ou amarelo(quindim ou girassol), para que depois ficasse mais fácil harmonizar?

    Obrigada,

    Vanessa

    ResponderExcluir